Uma nova visão para 2018

Tempo de leitura: 3 minutos.

Feliz Ano Novo! Novamente esta época do ano chegou: festas e mais festas! E também muitas reflexões, lembranças, novos planos. E novas promessas que infelizmente ficam apenas como… promessas.

A esmagadora maioria das pessoas não segue com seus compromissos de ano novo (veja referências abaixo). Grande parte desiste nas primeiras semanas ou meses.

Há uma série de razões para isso: procrastinação, falta de disciplina, preguiça, “falta de tempo”, “economia”, falta de método, falta de apoio, falta de foco, falta de clareza.

A questão é: qual é a razão “favorita”?

Lembre-se da sua última promessa não cumprida. Qual foi a desculpa que você deu?

Se você quer cumprir uma resolução de ano novo você precisa eliminar a raiz do problema: encontre a desculpe e livre-se dela.

Alguns pontos que podem ajudar você atingir seus objetivos em 2018:

  1. Qual é a promessa que você gostaria de cumprir em 2018? Ou qual objetivo, ou meta, ou sonho, etc.
  2. Tenha clareza daquilo que você quer e escreva no papel. De verdade: pessoas que escrevem metas, objetivos e resoluções no papel tem uma probabilidade muito maior de atingir os resultados do que as pessoas que não escrevem.
  3. Garanta que aquilo que você deseja seja baseado em ações, foco e intenção que dependam primordialmente de você mesmo. É claro que ninguém consegue atingir algo de relevância sozinho. Mas definir uma meta para que “o pai pare de fumar” não é uma resolução sua, e sim, dele.
  4. Faça um “fast forward”. Vá até 31 de dezembro de 2018, na sua cabeça. E encontre as principais desculpas que você daria se não tivesse cumprido a sua promessa. Esqueça a economia, o governo, a política. A responsabilidade de cumprir a promessa é sua. Então, quais são as desculpas?
  5. Crie um plano de ação como antídoto para essas desculpas. É falta de tempo? Elimine aquilo que não faz mais sentido na sua agenda. Não tem foco? Bloqueie sua agenda toda semana para olhar para seu objetivo, fazer algo a respeito e verificar progresso. Não consegue sozinho? Contrate um coach, mentor ou arrume um amigo que posso responsabilizar você pelo progresso ou não-progresso.
  6. Entenda em quem você precisa se transformar para atingir o resultado desejado. Ou seja, quais competências você precisa desenvolver para que os resultados sejam consequência do novo tipo de pessoa na qual você se transformou.
  7. Enumere os hábitos ou rituais que você precisa criar e manter para que possa desenvolver as competências e atingir seus resultados.
  8. Bloquei sua agenda para desenvolver seus hábitos e atividades que vão levar você até seu objetivo.
  9. Revise seu progresso toda semana, implacavelmente.
  10. No final de 2018, celebre a vitória!

Um 2018 extraordinário para você!

Referências: http://www.businessinsider.com/new-years-resolutions-courses-2016-12, https://www.warriorforum.com/mind-warriors/887788-why-95-new-year-s-resolutions-abandoned-end-january.html, https://www.linkedin.com/pulse/why-95-people-wont-achieve-new-years-resolution-mac-frederick/, https://www.statisticbrain.com/new-years-resolution-statistics/

___________

Carlos Hoyos é empresário, especialista em elevação de performance executiva/empresarial. Ajuda empresários e influenciadores a desenvolverem suas empresas, negócios e carreiras. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.