Que diferença você faz?

Tempo de leitura: 2 minutos.

PH está num velório. Algumas pessoas se aproximam curiosas para ver o caixão. Outros há horas por ali, simplesmente esperam o momento do enterro, pois afinal, todos estão cansados e querem ir para casa.

Os inconvenientes fazem perguntas. Os pacientes respondem.

PH nota que ninguém o nota. E PH finalmente olha para o caixão. “Caramba! É meu enterro!?”

Agora PH se lembra… foi um acidente. PH estava distraído e acabou atravessando o sinal vermelho, e de encontro, veio o ônibus… Tudo foi muito rápido. PH está morto.

PH relembra rapidamente a vida inteira. Ainda sem entender que limbo é esse, pois afinal PH está morto e está ali, consciente de tudo…

Valeu a pena viver? Fez a diferença?

Após dois dias tudo vai entrando nos seus eixos. Sua família continua. Sua empresa continua. Seus amigos continuam.

A vida continua. Que diferença fez?

Seis meses passam. Sua empresa continua, talvez melhor, sem a teimosia. Seus amigos continuam mais soltos, sem os julgamentos e as discussões intermináveis. Sua família continua, talvez até mais leve, sem o mau-humor constante.

FIM.

Se você deixasse de existir hoje, qual seria o verdadeiro impacto na sua família, nos seus amigos, no seu trabalho, na sua empresa? Você seria como PH, ou teria feito a diferença deixando um legado positivo, boas lembranças, boas contribuições?

Se você acredita que o impacto da sua vida ainda é pequeno na sua família, em seus amigos, no seu trabalho, talvez seja bom reavaliar suas prioridades.

A boa notícia é que ainda há tempo.

A vida passa mais rápido do que gostaríamos. Se não tivermos um propósito claro e um engajamento consistente e diário, nossos sonhos vão se perdendo aos poucos.

Nos preocupamos tanto com os resultados profissionais que muitas vezes não prestamos atenção ao como e, infelizmente, a quem deixamos para trás.

Considere estes pontos. O que você pode fazer, começando hoje:

  1. para agregar valor, realmente, para as pessoas mais importantes na sua vida?
  2. para continuar contribuindo positivamente para sua vizinhança, sua sociedade, seu país e o mundo?
  3. para estar cada vez mais alinhado com um propósito maior?

Não deixe para depois o que pode virar um arrependimento.

Faça sua vida valer a pena. Faça cada dia valer a pena.

PS1. Este artigo foi útil para você? Gerou reflexão e insights? Então peço a gentileza que curte e compartilhe!

PS2. Não gostou? Quer agregar? Pensa diferente? Por favor: deixe aqui seu comentário, feedback, dúvida ou crítica! Feedback é o café da manhã dos campeões!

___________

Carlos Hoyos é empresário, especialista em elevação de performance executiva/empresarial. Ajuda empresários e influenciadores a desenvolverem suas empresas, negócios e carreiras. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.