A razão #1 pela qual você ainda não resolveu aquele problema

Tempo de leitura: 2 minutos.

É segunda-feira. Você acorda. E a primeira coisa que você faz é pensar naquele problema não resolvido. Depois de meses ou mesmo anos, você já nem pensa mais nisso como um problema: virou uma condição de vida. Mas continua incomodando…

E sua vida pessoal e profissional está limitada justamente porque o problema que não foi superado continuou, persistiu e se transformou num fantasma que assombra você diariamente.

Você muitas vezes tenta fingir que aquilo não atrapalha você. Mas se pensar se dá conta do número de oportunidades que não aproveitou, na quantidade de ideias que não implementou porque aquele fantasma continua ali, olhando para você de frente…

Mas existe uma saída!

Qual a qualidade, habilidade ou competência que se você tivesse, este problema simplesmente deixaria de existir?

Nós só temos problemas porque não temos competências para lidar com a situação!

Por exemplo, aquela preocupação do chefe com um funcionário que não segue as instruções há muito, muito tempo. Se tivesse a assertividade necessária, já haveria tomado a decisão de fazer um “ultimato” no cidadão: ou corrige o comportamento, ou substitui-se por outra pessoa no seu lugar.

E você?

Já sabe o que está faltando?

Ótimo! Agora, qual é seu plano para desenvolver esta habilidade? Quem pode ajudar você? De que recursos você precisa? De quanto tempo por semana você precisa se dedicar para desenvolver esta competência?

Defina o plano e entre em ação imediatamente! Quando desenvolver a competência, este problema não voltará a assombrar você.

Em resumo:

  1. Admita o fato de que tem algo incomodando. Talvez você esteja feliz em todas áreas da sua vida. Mas talvez você esteja acomodado ou simplesmente não queira encarar e eliminar o fantasma.
  2. Analise o que está faltando: o que provocou ou mantém o problema? Qual ou quais habilidades, qualidades e competências estão faltando para você?
  3. Defina um plano de ação para desenvolver estas habilidades: Quais os recursos? Qual é o cronograma? Qual é o investimento? De quem você precisa?
  4. Entre em ação imediatamente!!

E seja você também um Ghostbuster!

PS1. Gostou? Não guarde a informação para você! Curta e compartilhe!

PS2. Pensa diferente, não gostou ou quer agregar? Por favor: deixe aqui seu comentário, feedback, dúvida ou crítica! Feedback é o café da manhã dos campeões!

___________

Carlos Hoyos é empresário, especialista em elevação de performance executiva/empresarial. Ajuda empresários e influenciadores a desenvolverem suas empresas, negócios e carreiras. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.