Curte adrenalina? Você pode estar procrastinando.

Tempo de leitura: 2 minutos.

Você tem pouco tempo. A vida é uma “correria”. E você adora. Já não consegue tomar conta de tudo e ainda assim continua falando “sim” para novas demandas, responsabilidades e projetos.

Você pode estar viciado em adrenalina e pode estar procrastinando sem saber. Vamos ver como isso funciona.

Os hormônios cortisol e adrenalina são liberados normalmente quando estamos frente a uma ameça do ambiente. Este é o funcionamento normal de preservação que fez com que nossos antepassados sobrevivessem.

O problema começa quando nós criamos a “ameaça” do ambiente. Repetidamente.

Eu encontrei este fenômeno a primeira vez quando atendi um cliente de coaching, do leste europeu. Ele deixava tudo para última hora e adorava! Por que? Por causa do “rush”, da adrenalina de ser obrigado a fazer algo na última hora, com pouquíssimo tempo e depois a sensação de satisfação de ter feito algo incrível, na correria.

Mais tarde, num das nossas turmas de elevação de produtividade encontramos outras pessoas que adoram a sensação da adrenalina de deixar tudo para a última hora.

Ganhar essa carga química no seu organismo pode parecer uma interessante forma de “motivação”. Só que quando falamos de produtividade sempre que temos pressa, urgência e correria temos estresse e isso é uma má ideia para nossa performance.

Quando estamos em estado de estresse intenso entramos no estado de sobrevivência lutar-fugir-paralisar-agradar. E isso tem duas consequências:

1) Aumento da probabilidade de cometer erros pois a qualidade dos resultados sob estresse tende a ser inferior a qualidade dos resultados em estado de harmonia

2) Riscos a saúde no longo prazo: cortisol em elevados níveis provoca uma série de males como obesidade, pressão alta, osteoporose, depressão, dores de cabeça… Saiba mais: Síndrome de Cushing.

A saída? Não deixar para a última hora. Se planejar, se organizar, fazer o que precisa ser feito no momento que precisa ser feito. Não faltando 5 minutos antes do horário limite.

PS1. Este artigo foi relevante para você? Curta e compartilhe!

PS2. Pensa diferente, não gostou ou quer agregar? Por favor: deixe aqui seu comentário, feedback, dúvida ou crítica! Feedback é o café da manhã dos campeões!

___________

Carlos Hoyos é especialista em elevação de performance executiva/empresarial. Ajuda empresários e influenciadores a desenvolverem suas empresas, seus negócios e carreiras. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.