Como destruir sua capacidade de ação

Tempo de leitura: 2 minutos.

Lembra de tudo que você prometeu aos outros (e a si mesmo) e no final das contas não cumpriu? Seu consciente pode esquecer mas seu subconsciente nunca esquece.

Como assim? É simples.

Eventualmente você vai se lembrar, ou alguém vai lembrar a você. Ou seja, você acaba lembrando direta ou indiretamente de uma promessa não cumprida.

E a razão de você se lembrar é porque a promessa estava guardada na memória, inacessível ao consciente e algum gatilho faz com que o subconsciente traga a informação de volta ao consciente.

Prometer e não cumprir: esta é uma das piores formas de reduzir nossa capacidade de ação.

Nós nos acostumamos tanto a não cumprir promessas que uma parte nossa gigante, governada pelo subconsciente, já nem acredita mais no que falamos.

E criamos uma incongruência em nosso sistema mental e psíquico. Nossa palavra não se cumpre. Nossa palavra não tem valor. Como consequência, o que pensamos e desejamos não se concretiza.

Ainda que tenha nomes, cores e cheiros diferentes, estamos falando novamente da procrastinação. Aqui a procrastinação é sutil mas real:

  • Nas promessas não cumpridas
  • Em deixar para depois a avaliação do que é possível
  • Não se planejar e não se organizar
  • Ao famoso, depois eu faço

Quer melhorar sua capacidade de ação, entrega, execução e produzir mais resultados? Só se comprometa após avaliar se de fato irá poder cumprir sua promessa.

Como?

  • Tenha uma agenda: verifique como estão seus próximos dias e semanas antes de se comprometer.
  • Entenda suas prioridades: não é possível fazer tudo e ser tudo para todos
  • Defina datas razoáveis para si e para os demais

E o que fazer quando a situação sai do controle? Renegocie!

Tenha humildade de pedir para adiar entregas menos prioritárias. Querer entregar tudo quando sua agenda ficou de cabeça para baixo após uma emergência é receita para atrasos, entregas com baixa qualidade e estresse na certa!

E claro, se você tem emergências recorrentes, encontre e elimine as causas dessas emergências. Caso contrário, vai estar sempre correndo atrás do prejuízo. E nem você, nem ninguém irá confiar em você.

PS1. Este artigo foi relevante para você? Curta e compartilhe!

PS2. Pensa diferente, não gostou ou quer agregar? Por favor: deixe aqui seu comentário, feedback, dúvida ou crítica! Feedback é o café da manhã dos campeões!

___________

Carlos Hoyos é especialista em elevação de performance executiva/empresarial. Ajuda empresários e influenciadores a desenvolverem suas empresas, seus negócios e carreiras. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.