Portas, porteiras e o cavalo do sucesso.

Tempo de leitura: 2 minutos.

Algumas pessoas acreditam que o “cavalo selado” do sucesso só passa uma vez à nossa porta. Prefiro pensar diferente, especialmente com a quantidade enorme de evidências mostrando o contrário.

Cavalos selados do sucesso aparecem com certa frequência. A questão não é o cavalo, mas sim quais porteiras estão abertas para deixar o cavalo passar.

Numa casa, nós temos portas que mantemos abertas para garantir o fluxo de pessoas, corrente de ar, dar passagem de uma forma geral. Outras portas nós mantemos fechadas para garantir segurança, ou simplesmente porque não usamos essas partes da casa.

Quais são as portas que você mantém fechadas em sua vida profissional e pessoal as quais impedem o fluxo de energia, pessoas e oportunidades?

Oportunidades aparecem quando criamos as condições propícias: portas abertas. Se não estamos abertos para determinadas situações e circunstâncias, as oportunidades não irão simplesmente “bater à nossa porta”.

Quantos nãos dizemos diariamente para pessoas, cursos, eventos, encontros, vagas, ideias, parcerias, oportunidades? Todos esses nãos são portas ou porteiras que mantemos fechadas, impedindo a passagem do cavalo selado do sucesso.

E quais são as portas que você mantém abertas, roubando seu tempo, seu dinheiro e muitas vezes sua paz e serenidade?

Se você é do interior sabe que não se mantém a porteira aberta pois o gado pode fugir. Pois é. Se as porteiras erradas (ou portas) ficam abertas você pode estar perdendo seu tempo com algo que não faz mais sentido. Ou seu dinheiro escoando em algo que não faz mais sentido para você, sua carreira, sua empresa, sua família.

Reflexão rápida:

  1. Enumere as atividades em que você investe a maior parte do seu tempo
  2. Enumere as atividades em que você sabe que deveria investir mais tempo, mas não o faz
  3. Lembre das pessoas com as quais você compartilha a maior parte do seu tempo
  4. Lembre das pessoas com as quais você gostaria de compartilhar mais tempo.

Se você fizer o exercício acima, provavelmente vai descobrir que tem algumas portas fechadas que deveriam estar abertas e algumas portas abertas que deveriam estar fechadas.

Nosso tempo é limitado. Nossos caminhos também. Feche as portas erradas. Abra as portas certas. Tenha uma vida mais arejada, segura, cheia de oportunidades e com mais realizações!

PS1. Gostou do artigo? Curta, comente, compartilhe. Não gostou? Dê seu feedback!

PS2. Se você é empresário e não tem tempo para abrir portas erradas e fechar as portas certas, talvez se interesse pelo eBook gratuito “Os maiores vilões destruidores de empresas“.

___________

Carlos Hoyos é Coach Executivo e Empresarial, especialista em elevação de performace e Networking Profissional. Ajuda líderes e empresário a levarem suas empresas, suas carreiras e seus negócios a novos patamares de sucesso e realização. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.