Momentos desafiadores: quando tudo parece dar errado.

Tempo de leitura: 3 minutos.

Você já passou por momentos desafiadores em que tudo parecia dar errado? Situações em que sua vida mais parecia a fase final de um videogame em que todos os “chefões” aparecem ao mesmo tempo?

Pois é. Eu tenho experimentado muitos momentos deste tipo. Ao longo da vida passei por muitos, mas desde o ano passado minha sensação é a de uma pessoa em um mar com ressaca: você mal sai de uma onda, já vem outra e quebra em cima de você. Chega a ser desesperador.

Eu acabei identificando algumas fases e encontrando alguns antídotos ou pelo menos ações para passar por elas. Veja se faz sentido para você:

Fase 1: Revolta

Nesta fase senti muita raiva, sensação de injustiça, impotência. Momentos de fúria em que a vontade é sair chutando tudo e arrancando cabeças – como a rainha de copas em Alice. O que eu fiz? ACEITAÇÃO é a grande chave. Aceitei que aquilo tudo estava acontecendo, reconheci. E sim, abracei os sentimentos envolvidos. Aceitei também e me permiti sentir raiva etc. Também ajuda muito respirar fundo várias vezes, beber água e conversar com alguém. Mas tem que ser alguém que te ame e esteja disposto a ouvir suas lamentações. É chorar não resolve, mas desabafar traz alivio. E você vai precisar disso para seguir em frente.

Fase 2: Amortecimento

Aqui a sensação é sensação nenhuma. Me senti vazia. Nada estava bom mas também não estava ruim. Tanto fazia. Indiferença. Amortecimento. Isso não é legal. Faz parte. O que me ajudou aqui foi tirar tudo o que estava na minha cabeça e colocar no papel. Para poder enxergar melhor mesmo. E também pedir ajuda para alguém que pudesse olhar para tudo aquilo com neutralidade e me apoiar a traçar um plano de ação. Não adianta só chorar e reclamar. O mundo não vai parar, entrar em modo de espera para você se recuperar. As coisas continuam, você estando bem e pronto ou não. Então sacode a poeira e vai.

Fase 3: Superação

Aqui você já aceitou a situação, sabe que tem que se mexer e entendeu que se você não fizer algo vai ficar nessa situação horrível. E é algo que você não quer porque não é nada bom. Agora você também tem um plano de ação. Transformou o que era problema e preocupação em atividade. Então é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. E sabe o que? Quando você entra em movimento a mudança vem assim como a motivação. E para apoiar essa fase, cuide-se. Descanse, hidrate-se, alimente-se adequadamente, pratique uma atividade física intensa para tirar a negatividade do seu sistema. Faça um diário de gratidão para colocar foco no que já tem de bom. Sim, tem MUITAS coisas boas já. Foque no resultado que SIM você quer.

E lembre-se: TUDO passa nessa vida. Recorde-se de outros momentos desafiadores que você viveu e superou. Entenda que você é capaz de passar por esse também e sair com vitória, nem que seja porque aprendeu algo.

Algo que me ajuda muito é acreditar que nada acontece por acaso e que tudo me serve para ser uma pessoa melhor. Ainda que eu não entenda e não goste do que está acontecendo.

Se esse artigo te apoiou, me manda uma mensagem, dá um joinha. 🙂

Minha intenção é compartilhar da minha experiência e agregar valor, apoiar mesmo. Quer saber mais sobre mim? Estou em todas as redes sociais. Meu propósito é apoiar as pessoas a realizarem seus objetivos e sonhos com harmonia.