Como destruir sua produtividade em 5 passos

Tempo de leitura: 3 minutos.

(se você não gosta de ironia vá direto para 1) Fique na zona de controle)

Esta é uma receita simples para que você possa garantir que vai derrubar sua produtividade. Vamos já.

1) Invista energia naquilo que você não não tem controle, nem influência: reclame da economia, fale da política sem entender e sem respeitar os demais, fale da vida alheia. Perca horas nas redes sociais sabendo das últimas notícias “super relevantes” dos seus “amigos” que você nunca viu ou não vê mais de verdade.

2) Busque controlar os resultados. Jamais controle suas ações e atividades. Não busque entender os princípios da causa e efeito na sua vida. Não planeje. Não execute um plano caso alguém resolver fazer esse desfavor para você. Nunca, jamais foque nas atividades. e no processo. Foque apenas nos resultados. Só nos resultados. Se você pensar bastante neles e não fizer nada para atingi-los quem sabe magicamente eles vão acontecer.

3) Não se cuide. Durma pouco. Consuma o máximo de álcool, cigarros, drogas recreativas, coma qualquer coisa, a qualquer hora. Consuma refrigerantes, especialmente os diet. Comidas gordurosas, enlatadas são as melhores. Não pratique qualquer tipo de exercício físico. Pra quê se cansar?

4) Brigue com todo mundo. Produza o máximo de cortisol focando em tudo aquilo que não funciona, reclamando de tudo e de todos. Case com o estresse! Reclame, polemize, não se misture, não socialize, fique na frente do computador o dia todo. Não gaste tempo compreendendo pessoas e construindo relacionamentos positivos.

5) E quando fizer algo, garanta que você faça no mínimo duas ou três coisas ao mesmo tempo. Busque o maior número de interrupções quanto possível: whatsapp, facebook, instagram, youtube, TV ligada, rádio,.. Procure um ambiente de trabalho em que todos falam ao mesmo tempo.

Pronto. Se você seguir os 5 passos acima você vai garantir que sua produtividade será péssima e provavelmente vai ter um problema de saúde muito sério.

Agora, se você quer elevar a sua produtividade? Faça o inverso:

1) Fique na zona de controle: basicamente é você, o que você pensa, você sente e você faz (e se comunica). As pessoas, o passado e o futuro estão fora da sua zona de controle. No melhor dos casos, você influência as pessoas e o ambiente próximo. Não perca tempo com aquilo que você não tem nem controle nem influência.

2) Foque no processo: você influencia os resultados com aquilo que você faz. Mas os resultados estão fora do seu controle. Não se martirize por não conseguir os resultados quando e como você quer. Quer mais resultados? Planeje, execute o plano, aprenda com os erros. Foque nas suas ações, foque no processo, foque nas atividades, foque no planejamento e execução, constantemente. Isso irá trazer resultados com o tempo. É a lei da causa e efeito que opera em todo o universo.

3) Cuide-se: se você não se colocar em primeiro lugar, ninguém irá colocar você nessa posição. Isso não é egoísmo, é sabedoria. Você não pode ajudar pessoas se está em coma. Quais as instruções em todos os vôos ao decolar? “No caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão. Primeiro, pegue a máscara mais próxima para você. Em seguida, ajude as demais pessoas que precisarem de apoio, idosos e crianças”. Alimente-se adequadamente, beba água em abundância (tipicamente de 2 a 3 litros por dia). Pratique exercícios físicos regularmente.

4) Pratique a serenidade: evite estresse, discussões desnecessárias, afaste-se das pessoas negativas. Relaxe, medite, fique alguns minutos em silêncio todos os dias. Planeje deslocamentos com tranquilidade e serenidade. Mantenha relacionamentos positivos, saudáveis. Invista nas pessoas importantes para você. Não leve a vida tão a sério.

5) Faça uma coisa de cada vez: ser multi-tarefa é institucionalizar as distrações. Fazer duas coisas ao mesmo tempo pode roubar até 40% de sua produtividade. Trabalhe com foco do começo ao fim da sua atividade. Programe horários de interrupções com sua equipe. Não fique a mercê dos outros.

Alta produtividade não é uma arte. É uma disciplina. Requer prática, foco, dedicação, melhoria contínua. Em qual dos 5 pontos acima você poderia melhorar?

Tenha uma vida extraordinária e com propósito!

Abraço e até a próxima.

___________

Carlos Hoyos é Coach Executivo e Empresarial, especialista em elevação de performace e Networking Profissional. Ajuda empresários e líderes a levarem suas empresas, suas carreiras e seus negócios a novos patamares de sucesso e realização. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.

Quer elevar sua produtividade? Conheça os http://MestresDoTempo.com

Gosta de podcasts para elevar sua produtividade e inspiração? Procure por “Coaching Matinal” no seu iTunes / tocador de podcasts preferido, ou visite http://CoachingMatinal.com