Ano novo, vida nova. Será?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Cada ano que começa traz consigo uma dose de esperança. Expectativas de que tudo será diferente, de que será alcançado o sucesso tão desejado. Muitas pessoas simplesmente pensam, imaginam, sonham com um ano melhor. Poucas escrevem de fato as suas resoluções. E dessas, pouquíssimas chegam lá.

Pesquisas informam que até o dia 15 de janeiro cerca de 95% das pessoas que escreveram suas metas para o novo ano já desistiram. Isso nos remete ao foguete. Explico. Um foguete gasta a maior parte de seu combustível para decolar. Assim como um foguete, começar algo demanda mais energia no início. E comprometimento também. Um novo hábito leva em média 21 dias para ser construído e cerca de 1 ano para ser estabelecido de fato.

Se você não quer fazer parte desta estatística, compartilho 4 etapas que poderão ser bastante úteis para você estabelecer uma lista de sonhos 2017 e, mais que isso, garantir que vai até o fim. Vamos lá?

1) Faça a sua lista

Escreva com papel e caneta os seus desejos para este ano. O que você quer realizar, conquistar e mudar? Não tenha vergonha, não se limite. Mas tenha presente o prazo de 1 ano (agora um pouco menos) e os recursos que você tem disponíveis para começar. Resumindo, seja realista. Nem pessimista, nem otimista.

2) Priorize

Desta lista, que pode estar longa, escolha os top 3. Aqueles 3 itens que são os mais atraentes especiais, talvez urgentes. Feito isso, transforme-os em metas SMART. Metas precisam ser específicas para que você possa medir e acompanhar seu avanço. Assim fica mais fácil a realização.

3) Propósito

Muitas vezes desistimos dos projetos pois eles não tem um propósito maior por traz. Quando você entende e tem claro por quê você está fazendo algo ou se comprometendo com um objetivo, projeto e meta, você tem muito mais chances de realização. É isso que vai apoiar você nas horas difíceis e nas quedas.

4) Comprometimento e ajuda

Comprometer-se é fundamental. E muitas vezes somos mais efetivos quando nos comprometemos com outra pessoa. Por isso, peça apoio a alguém de confiança. Um amigo, parceiro, mestre, familiar em quem você confia e sabe que pode contar. Essa pessoa vai apoiar você a se reerguer quando cair, vai torcer por você e vai comemorar com você.

E então? Que tal começar este ano de forma diferente e realmente fazer desta nova oportunidade a sua grande chance de uma vida extraordinária? Você escolhe! Eu acredito que você pode e você merece!