A Fórmula do Sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos.

Em algum momento de nossas vidas nos deparamos com essa palavrinha: Sucesso. Existem inúmeras descrições e denominações disponíveis que vão além do dicionário. Para alguns, sucesso é ter dinheiro, poder, fama. Para outros é ser feliz. O que me ocorre é que a definição de sucesso é algo pessoal. E por isso mesmo não há fórmulas prontas e infalíveis. Contudo, algumas condutas podem apoiar e este artigo é sobre isso.

Parte 1: O que é sucesso para você?

Acredito que um bom ponto de partida seja justamente esse. Definir o que é sucesso para você. Gosto especialmente de duas formas de encarar o sucesso: “Sucesso é contribuir com alguém ou, pelo menos, aprender algo” – esta eu ouvi de um professor certa vez – ou “Sucesso é fazer o seu melhor” – esta não me lembro onde li ou ouvi. Para mim, fui bem sucedida quando me sinto em paz, aprendi algo e sei que fiz meu melhor. E então, o que é sucesso para você?

Parte 2: O que você quer?

E aqui muitas vezes a gente falha. Com mais frequência do que gostaríamos de admitir, nossos pensamentos estão naquilo que não queremos. A grande chave é ter clareza absoluta do que se quer. Deixe claro, transforme em uma meta SMART. Isso apoia a ter foco no positivo e permite o acompanhamento da evolução nesta jornada.

Parte 3: Quanto custa? Quais são as consequências?

Outra pegadinha. Pensamos no que queremos e vamos com força total na direção dessa realização. Mas quantas vezes analisamos o quanto e o que isso irá nos custar e quais serão as possíveis consequências de ir nesta direção ou mesmo chegar lá? É preciso ter clareza dos recursos necessários para a viabilização deste sonho (dinheiro, informação, apoio, etc) e também do que será preciso abrir mão (às vezes de tempo de lazer e com a família, dinheiro, status e em alguns casos até alguns relacionamentos). Planeje-se.

Parte 4: Qual é seu comprometimento?

Depois que os três primeiros fatores chaves estão bem esclarecidos, pergunte-se se está comprometido com este projeto. Se sua resposta for inferior a 100%, reavalie e encontre formas de aumentar seu comprometimento. Isso pode ser feito, por exemplo, de duas formas: encontrando um propósito maior para motivar-se e minimizando as possíveis perdas do processo. Comprometer-se é fundamental para que possa perseverar até o fim.

Parte 5: O que você vai fazer para comemorar?

Em qualquer jornada que empreendemos, seja nos negócios ou na vida pessoal, aprendemos, crescemos e em algum nível, mudamos. É muito importante se reconhecer, tirar alguns momentos para refletir sobre os aprendizados e avanços. Senão nos tornamos verdadeiras máquinas e nos esquecemos que somos e por isso precisamos sentir. Afinal, são os sentimentos que nos movem a ter experiências e vice-versa. E aqui cabe algo fundamental: celebração. Comemore suas vitórias por menores que pareçam. E para deixar sua jornada ainda mais atraente, defina o que você vai fazer para celebrar quando alcançar sua meta, objetivo, sonho.

Agora que você tem essas informações, qual é seu primeiro passo? O que você escolhe fazer diferente? Seu sucesso está literalmente em suas mãos! Então Fé, Foco e Força!