Parceiros estratégicos fazem a diferença no seu negócio.

Tempo de leitura: 2 minutos.

parceiriasToda empresa, não importa seu tamanho, tem pelo menos um fornecedor ou prestador de serviço. Essas pessoas são fundamentais para que seu negócio seja bem sucedido. O profissionalismo delas impacta diretamente na qualidade de seu produto ou serviço. Por isso saber escolher bem quem irá caminhar ao lado de sua empresa nessa jornada empreendedora é de grande relevância.

Mas parceiros estratégicos não são necessariamente ou somente fornecedores e prestadores de serviços. Sugiro olharmos para esta figura como alguém com quem realizamos negócios. Aqui, neste relacionamento, o ciclo de dar e receber é ativo e constante. Porque fazemos negócios estratégicos com quem a gente conhece, gosta e confia.

Parceiros estratégicos são aquelas pessoas que estão por trás das empresas com quem mantemos um relacionamento. Em alguns casos vai além do profissional e acaba se transformando em sólida amizade. São aqueles profissionais que entendem bem o que você faz, identificam facilmente seus clientes potenciais, sabem explicar por quê você é a melhor solução da área no mercado, confiam fortemente em você e estão dispostos a apoiar você a fazer mais negócios. E a recíproca deve ser verdadeira.

Quem tem relacionamentos assim sabe como são efetivos, produtivos e lucrativos. Parceiros chave com este nível de conexão trazem clientes prontos para fechar negócio com você. E você leva clientes prontos para fechar negócios com ele. Todos saem satisfeitos e ganhando nesta parceria.

Talvez você já tenha um ou mais parceiros nesta qualidade. Talvez ainda não. O importante é que vocês tenham afinidade e confiança um no outro. E isso leva tempo. É preciso ser nutrido, cuidado para que cresça lindamente. Um parceiro assim apoia você a compreender melhor de seu próprio negócio e consequentemente a crescer sustentável e ecologicamente. Vale a pena certo?!

Então, quem são seus potenciais parceiros estratégicos? O que você pode fazer para identificá-los e aumentar a conexão e confiança entre vocês? Como vocês poderiam se apoiar ainda mais? Essas são apenas algumas perguntas de apoio. Observe as pessoas com quem você se relaciona. Potenciais parceiros podem estar mais perto do que você imagina. Bons negócios!