Relacionamentos profissionais em 5 passos

Tempo de leitura: 2 minutos.

5passosIndependente se você é empresário, profissional liberal ou colaborador de uma empresa, você precisa se relacionar profissionalmente. E existem algumas ações, pensamentos e estratégias que apoiam esta área. E este é o objetivo deste artigo: compartilhar com você 5 atividades que fazem toda a diferença para seu sucesso profissional.

Pode parecer óbvio mas muita gente peca nesta parte principal de qualquer relacionamento: a confiança. Para que seus relacionamentos profissionais sejam bem-sucedidos é preciso desenvolver confiança e para isso é preciso tempo e dedicação. A melhor forma de se conectar e conquistar a confiança de alguém é partir da convivência em ambientes não necessariamente relacionados a trabalho. Quando estamos mais à vontade, somos mais vulneráveis, mais autênticos e assim as pessoas se aproximam mais naturalmente de nós. Ou não. Afinal, não queremos todo mundo por perto e não temos condições de atender o planeta todo.

E este é o passo 2: clareza de seu público-alvo e parceiros estratégicos. É preciso definir com quem você quer trabalhar e com quem você não quer. Muitas vezes em eventos de networking escutamos de alguns profissionais que todo mundo seria um bom cliente para eles. E isso não e verdade. Existem certos tipos de pessoas e empresas que você não quer ter por perto, não quer ter um relacionamento. Quando especificamos com quem queremos trabalhar nosso foco é mais efetivo e assim nossos resultados positivos aumentam e se potencializam. A comunicação fica mais fácil.

Esta clareza apoia também na hora de identificar as necessidades de seu cliente (e se você é colaborador, seu cliente pode ser a própria empresa contratante). Saber exatamente o que seu cliente busca permite que você esteja preparado para falar a língua dele e trazer a solução para essas necessidades. Aliás, o outro lado desta moeda é você saber expressar efetivamente por quê você é a solução ideal para este cliente. Quando você sabe comunicar o que e como você soluciona de forma simples, é mais fácil referenciar seus produtos ou serviços. Isso constitui o passo 3.

Ao se relacionar com pessoas de áreas diferentes você amplia seu alcance, suas conexões e aumenta a chance de conquistar mais clientes. Além disso, você também passa a enxergar as coisas de forma diferente e tem insights que apoiarão a traçar estratégias inovadoras para seu negócio. É importante dividir proporcionalmente seu tempo entre aprender, ensinar e compartilhar – este é o passo 4. Para isso, divida seu tempo de networking com pessoas que estão “acima” de você, pessoas que estão “abaixo” e pessoas que estão no mesmo nível. Mantenha o ciclo de dar e receber ativo para que todos possam crescer!

E por fim, reconecte-se. E este é o passo 5. É importante retomar contato com as pessoas com quem se relacionava na época do colégio, da faculdade, das aulas de inglês, do clube etc. Você se surpreende positivamente quando faz isso. Pode encontrar potenciais clientes, parceiros, investidores e mentores. Ou no mínimo reviver os bons tempos e reativar a amizade.

Para ter melhores relacionamentos profissionais, pense nesses 5 itens. Trace um plano de ação, entre em movimento. Tudo o que você precisa é dar o primeiro passo. E se você utilizar algumas dessas informações e obter algum tipo de resultado positivo, por favor, compartilhe. Será um prazer saber de sua experiência. Sucesso!