O Desafio Ninja

Tempo de leitura: 2 minutos.

Você é um samurai

Você é um samurai. Fez juramento. Tem seu código de conduta. Você segue o caminho do guerreiro. O caminho do que é correto, justo, verdadeiro e honrado.

Está no primeiro nível. Um ninja. Trivial.

Segundo nível. Dois ninjas. Como diriam os americanos, “piece of cake”.

Terceiro nível. Quatro ninjas. Você começa a se irritar pensando que é apenas mais do mesmo. Ainda que o desafio seja exponencial, são só dois ninjas a mais do que antes, certo? Errado, pela primeira vez estes ninjas são mais espertos, mais atrozes, mais vorazes. Jogam “baixo”. Você titubeia, comete um erro, e seu avatar morre pela sorrateira Aikuchi.

É apenas um jogo de videogame mas poderia ser seu sucesso* como empreendedor, como empresário, como executivo, ou mesmo como ser humano.

Tudo o que não evolui a natureza descarta. Tudo que não se atualiza fica para trás. A empresa que não se atualiza, é engolida pelo mercado. O colaborador que não se desenvolve é despedido. O executivo que não se destaca, fracassa.

Desafios são crescentes para quem quer “crescer” na vida, na carreira, ou ver o faturamento da sua empresa ou a satisfação de seus clientes aumentar.

Os desafios (ou problemas como insistem alguns) não vão diminuir. Só vão aumentar na escalada da evolução humana e empresarial. Pergunte ao seu chefe. Ou pergunte para quem já realizou mais que você, seja lá em qual campo for, desde uma ONG a um conglomerado multinacional.

Se seus desafios estão diminuindo, provavelmente você não está crescendo, não está saindo da famigerada zona de desconforto*.  Você está definhando*. Lamento, mas é a realidade.

Se você quer subir e continuar a subir na escada que você escolher, acostume-se ao fato de que você vai ter que aprender a ser um melhor companheiro, melhor funcionário, melhor gestor, melhor diretor, melhor empresário, melhor empreendedor, melhor <complete aqui>.

Aprendizado é para sempre se você quiser continuar a subir. Até seu último fôlego, até a última respiração.

Talvez a pergunta seja: mas árvores não crescem para sempre? Certo, quando elas param de crescer e a se desenvolver, elas começam a morrer. Nada é estacionário. É como se você estivesse subindo uma escada rolante que está descendo. Se você parar, você desce, você decresce. Não é justo. E quem disse que seria?

E o aprendizado sistemático e colocado em prática é a única solução viável, o único antídoto. Qualquer outra solução é paliativa, temporária. Enquanto você não se comprometer a continuar aprendendo para o resto da sua vida, você não está comprometido com seu sucesso, seja lá a definição que você der para ele.

Enquanto não continuar aprendendo e colocando os aprendizados em prática, não vai passar de fase. Os quatro ninjas estarão lá, esperando para derrotar você.

Comprometa-se hoje em tornar-se um ser humano melhor.

Comprometa-se hoje com uma vida de aprendizado.

E colha os benefícios de uma vida extraordinária.

 

Sucesso: <use aqui a sua definição>

Definhando: <o contrário de florescendo; veja o post no blog>

Zona de desconforto: sim, não é zona de conforto, é zona de desconforto; tudo o que a gente quer está fora dessa região, por isso é desconfortável; encontre um ser humano realizado e feliz, e vai encontrar alguém se desafiando permanentemente

Originalmente publicado pelo autor em http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-desafio-ninja/91114/

Deixe uma resposta