Comece o dia com energia!

Tempo de leitura: 4 minutos.

energia

Começar o dia com muita energia e força de vontade pode parecer algo distante da realidade de muitas pessoas. Transferir a responsabilidade é muito comum quando queremos justificar nossa falta de entusiasmo e motivação: o dia amanheceu chovendo, o trânsito está cada vez pior, uma reunião muito desafiadora está agendada, o chefe anda de mau humor etc.

É preciso lembrar que cada um de nós, todos nós, temos o poder de mudar esses hábitos que trazem resultados nem sempre positivos ou animadores. Como? Fazendo melhores escolhas. Como é dito, resultados diferentes requerem ações diferentes. Sendo assim, podemos começar mudando alguns hábitos em nossa rotina, visando o aumento de nossa motivação e a excelência de nossa performance. Não só no trabalho, como na vida em geral.

Falando especificamente de maneiras para passar bem o dia, levantamos algumas sugestões:

  1. BANHO

Sim, é algo corriqueiro e faz parte da recomendação diária de higiene. Mais que isso, pode ser uma ferramenta poderosa para elevar nossa energia ao iniciarmos mais uma jornada. A técnica consiste em um banho matinal com duração de 90 segundos alternando 30 segundos de banho gelado -> 30 segundos de banho quente -> 30 segundos de banho gelado, nesta ordem. Estudos tem mostrado que esta ação produz redução de estresse, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea, aumenta a capacidade do corpo na queima de gordura e efeitos antidepressivos.

  1. PULAR

Sabe-se há muito tempo que fazer exercícios físicos regularmente é importante para a boa saúde física além de melhorar o preparo cognitivo. Sete minutos matinais garantem energia para todo o dia. Uma atividade que pessoas com pico de performance, como Anthony Robbins, fazem é pular. Utilizando uma pequena cama elástica, a ideia é pular por algum tempo e durante o exercício falar em alto e bom som, frases motivadoras como “Eu sou incrível, Eu sou bem sucedido, Eu sou feliz, Eu sou saudável”. Aumenta as endorfinas, a sensação do bem estar, queima calorias, pode ser muito divertido e ainda melhora a saúde cardiovascular.

  1. ÁGUA

Como alguns dizem, água é vida. Ingerir água (potável) em quantidades consideráveis diariamente, traz inúmeros benefícios pois influência todos os processos que acontecem em nosso corpo. Nos mantém mais despertos, energiza o cérebro, aumenta a produtividade e também melhora o humor.

  1. DORMIR

Ter uma boa noite de sono é fundamental para começarmos o dia bem-dispostos, descansados. A qualidade do sono influência a qualidade do dia seguinte. Estudos recentes recomendam quantidade ideal de sono para cada fase da vida. Num geral, o ideal está entre 7 e 8 horas. E para garantir que o sono venha rápido e seja tranquilo, uma dica é serenar a mente, ficando longe da tecnologia que possa causar distração e manter o cérebro alerta (telefone, computador, tablete, TV) por pelo menos 1 hora antes de ir dormir.

  1. GRATIDÃO E GENTILEZA

Desenvolver o hábito da gratidão é algo que reduz a depressão, aumenta a sensação de bem-estar e felicidade. Assim como fazer pequenas gentilezas diariamente. Ações como essas melhoram o humor e nos apoiam a enxergar a vida com olhos de otimismo. Uma dica é manter um diário de gratidão, onde escreve-se diariamente pelo menos 3 coisas pelas quais se sentiu grato no dia.

  1. MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO

Não é novidade que meditar traz inúmeros benefícios comprovados cientificamente. Técnicas milenares adaptadas à realidade moderna nos apoiam a vivenciar esta prática que viabiliza melhor preparo cognitivo, serenidade, saúde etc. Encontre sua prática preferida e entre em ação! Respirar de maneira consciente faz toda a diferença na tranquilidade de seu dia. Pare por 1 minuto várias vezes ao dia, para respirar profundamente e comprove os resultados.

  1. ALIMENTAÇÃO

Fazer refeições saudáveis pode ser muito prazeroso e ainda apoiar no desenvolvimento da criatividade. Além, é claro, de contribuir com melhor saúde física e emocional. Escolha bem os alimentos que ingere diariamente. Conscientize-se dos benefícios e malefícios que cada um pode trazer para seu organismo. Começar o dia com uma refeição leve, nutritiva traz resultados positivos de disposição para seu dia. E você se sente bem por estar cuidando de si mesmo.

  1. LISTA

Faça uma lista das atividades principais para seu dia. Selecione as 3 mais importantes, fundamentais. Bloqueie sua agenda e as priorize, complete-as primeiro. A sensação de missão cumprida traz mais energia, aumenta autoconfiança e a credibilidade, fortalecendo a vontade de agir mais, realizando mais. Reavalie sua lista de atividades no meio do dia para checar como está o andamento e se as prioridades precisam ser alteradas.

  1. PERGUNTAS

Comece o dia com uma pergunta. Quando nos colocamos uma pergunta, nosso cérebro passa um bom tempo buscando a resposta. Por isso uma boa pergunta pode ser mais eficiente que uma afirmação. Por exemplo, ao invés de começar o dia com a frase “hoje é um bom dia!” experimente começar com a pergunta “o que eu posso fazer para que este seja o melhor dia da minha vida?”. Perguntas são poderosas e trazem resultados incríveis quando bem colocadas.

  1. ALGO MAIS

Cuide de seus pensamentos, procurando mantê-los mais no positivo. Lembre-se, os eventos são neutros. Mude sua fisiologia, mudando sua postura. Estudos comprovam que manter-se durante 2 minutos em postura de superman/superwoman aumenta a sensação de poder pessoal e autoestima. Cuide de suas emoções. Crie circunstâncias que propiciem emoções positivas ao longo do dia.

E tem muito mais, a informação está disponível.

Então, assuma sua responsabilidade, aumente seu poder pessoal e comprometa-se com seu sucesso. Todas essas dicas, ferramentas e métodos funcionam somente se colocados em prática. Vamos lá?!

“O poder pessoal é a habilidade de entrar em ação.”
Anthony Robbins

Referências

http://www.entrepreneur.com/article/240281

http://www.entrepreneur.com/video/235555

http://www.entrepreneur.com/slideshow/240036

http://www.entrepreneur.com/article/241614

Deixe uma resposta