FLOW: a incrível experiência de fluir

Tempo de leitura: 3 minutos.

Flow

Você já ouviu falar de Flow (em português traduzido como estado ou experiência de fluxo)? Este conceito foi proposto na década de 70 pelo psicólogo e professor croata Mihaly Csikszentmihalyi, e pode ser definido como:

Um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor.

Conseguiu lembrar de algum momento ao longo de sua jornada em que teve essa experiência?

Muitas vezes nos dedicamos a inúmeras atividades ao longo do dia sem nos darmos conta da relevância que cada uma delas tem para nós. Pensando nisso, o professor Mihaly partiu em busca dos elementos que contribuíam para uma vida valer a pena e descobriu que a felicidade não está diretamente relacionada com o aumento de riquezas ou poder aquisitivo dos indivíduos. A felicidade, segundo suas pesquisas, surge após as experiências de FLOW. Após entrevistar pessoas de diversos níveis de educação e cultura, de alpinistas a monges, percebeu que existiam elementos comuns que indicam o estado de FLOW:

  • Objetivos claros
  • Concentração e foco elevados
  • Sentimento de êxtase, extraordinariedade
  • Sensação de tempo distorcida (totalmente presente)
  • Feedback direto e imediato
  • Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio
  • Sensação de controle pessoal sobre a atividade (serenidade, não há preocupações)
  • Motivação intrínseca (atividade é recompensadora em si)

Como nos mostra o gráfico a seguir, entramos em estado de FLOW quando fazemos aquilo que realmente gostamos, quando nossas habilidades são compatíveis aos altos desafios encontrados.

 2011-05-06-flow

Sobre a satisfação e a felicidade, o sentimento de plenitude proporcionado pela experiência de FLOW, o autor nos diz que:

É o envolvimento pleno do fluxo, em vez da felicidade, que gera a excelência na vida. Quando estamos no fluxo, não estamos felizes, porque para experimentar a felicidade precisamos focalizar nossos estados interiores, e isso retiraria nossa atenção da tarefa que estamos realizando. Só depois de completada a tarefa é que temos tempo para olhar para trás e ver o que aconteceu, e então somos inundados com a gratidão pela excelência da experiência – desse modo, retrospectivamente, somos felizes.

Os ensinamentos e experiências sobre este tema vão muito além. Abaixo temos um vídeo onde Mihaly Csikszentmihalyi fala um pouco de sua trajetória na descoberta do FLOW:

http://www.ted.com/talks/mihaly_csikszentmihalyi_on_flow?language=pt-br

Agora que temos a informação, podemos refletir sobre os momentos em que já vivemos uma experiência de FLOW, tomar consciência sobre o que estes momentos, compreender o que eles tinham em comum e então buscar trazer mais desses momentos para a vida cotidiana.

Se hoje seus desafios são muito maiores que suas habilidades, o que você pode fazer para se desenvolver e propiciar um estado de FLOW? E, se suas habilidades são muito maiores do que os desafios atuais, o que você pode fazer para se desafiar mais e entrar no que chamamos de estado de fluxo? Lembrem-se, somos criadores responsáveis e a possibilidade de viver a vida dos sonhos está em nossas mãos a cada momento.

“O que faz a vida valer a pena?”

Referências:

  • Wikipedia – Fluxo (psicologia). Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_(psicologia) > Acesso em 20/01/2015

  • Ted talks – Mihaly Csikszentmihalyi sobre o estado de Flow. Disponível em:

http://www.ted.com/talks/mihaly_csikszentmihalyi_on_flow?language=pt-br > Acesso em 20/01/2015

  • Arata Akademy – Mihaly Csikszentmihalyi: Estado de Flow (fluxo) como elemento de realização e alta performance. Disponível em:

http://www.arataacademy.com/port/mihaly-csikszentmihalyi-estado-de-flow-fluxo-como-elemento-de-realizacao-e-alta-performance/ > Acesso em 20/01/2015

  • Valores Reais – Resenha: A descoberta do fluxo, de Mihaly Csikszentmihalyi. Disponível em:

http://www.valoresreais.com/2010/06/20/resenha-a-descoberta-do-fluxo-de-mihaly-csikszentmihalyi/ > Acesso em 20/01/2015

  • Flow e Psicologia Positiva – O que é Flow (ou estado defluxo)?. Disponível em:

http://www.flowpsicologiapositiva.com/wordpress/o-que-e-flow/ > Acesso em 20/01/2015

  • CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A descoberta do fluxo: A psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Brasil: Rocco, 1999. 168p. (Ciência Atual)

Deixe uma resposta