Faça mais em menos tempo!

Tempo de leitura: 2 minutos.

PomodoroComo um timer de cozinha em formato de tomate deu origem a esta técnica de gestão do tempo? Encontramos a resposta no livro do italiano Francesco Cirillo “A Técnica Pomodoro”. Francesco inventou a técnica na década de 1980 enquanto cursava a faculdade, pois apresentava muita dificuldade para se concentrar nos estudos. Começou experimentando manter o foco por 10 minutos até evoluir para a técnica como é conhecida hoje, uma ferramenta que apoia o aumento da produtividade no trabalho e nos estudos.

O tempo, como falado no post anterior, é um recurso valioso. Muitas vezes visto como um inimigo, este recurso deve ser utilizado em nosso favor. Afinal, o dia ainda tem 24 horas para todas as pessoas. Então, porque parece que algumas pessoas fazem muito mais do que outras no mesmo espaço de tempo? A solução está na boa gestão do tempo e uma maneira de administrar melhor este recurso é colocando em prática a Técnica de Pomodoro:

  • Escolha a tarefa a ser executada
  • Ajuste o timer para 25 minutos
  • Trabalhe na tarefa até que o alarme toque
  • Faça uma pausa de 5 minutos
  • Repita a operação
  • A cada 04 (quatro) “pomodoros” (ciclos) de 25 minutos, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos

Durante os 25 minutos de ação, é fundamental manter o foco total na tarefa, bloqueando todas as distrações e interrupções externas. A quantidade de ciclos pode variar de acordo com o tempo total da tarefa a ser realizada. Uma maneira de otimizar o uso desta ferramenta, é utilizar as famosas listas de ToDos (atividades). Com a lista de atividades para o dia em mãos, é importante categorizar cada uma por relevância, sendo a primeira a mais importante e que trará o maior retorno. Feito isto, planeje os ciclos Pomodoros para a atividade e entre em ação.

Durante os intervalos, podemos checar e-mails, retornar ligações, anotar insights, fazer alongamentos, caminhar pela sala, beber água, utilizar o banheiro, visitar redes sociais, assistir a um vídeo, ler um artigo etc.  Ou seja, mesmo nas pausas podemos ser produtivos e cuidar da saúde. Alguns benefícios:

  • Alívio da ansiedade
  • Aumenta o foco e a concentração
  • Reduz distrações e interrupções
  • Aumenta a motivação
  • Aumenta a produtividade

A utilização é prática, fácil e imediata. Não é necessário ter um timer desses de cozinha, pois existem aplicativos para o celular, basta procurar pelo nome da técnica. Também existe um timer online: http://tomato-timer.com/

Vamos colocar esta ferramenta em prática e obter todos os benefícios que ela propõe. Afinal, só sabemos se algo realmente funciona para nós quando experimentamos. Para ilustrar melhor a aplicação desta técnica, vale conferir a história que consta no link a seguir:

http://mel-meow.com/uma-longa-noite-aprendendo/

 “Não olhe para o relógio. Faça o que ele faz: continue se movendo.” – Sam Levenson

 Fontes:

Deixe uma resposta