Fisiologia: seja seu próprio herói!

Tempo de leitura: 2 minutos.

fisiologia-001

Nossa fisiologia está relacionada com nossos pensamentos, nosso comportamento e nossas emoções. Quando assumimos uma postura de vencedor, a química de nosso organismo se ajusta e regula nossa auto fala e nossos estados emocionais para um estado mais positivo. Essas alterações internas refletem nossos comportamentos e a maneira como somos percebidos pelos demais. Assim, nossos resultados também são diferentes.

Cabe aqui uma pausa para uma breve reflexão:

O que sua postura diz sobre você? Como a qualidade de seus pensamentos tem refletido na maneira como você se apresenta para o mundo?

Uma maneira rápida para passarmos de um estado emocional negativo para um mais otimista, é mudando a nossa fisiologia. Uma maneira de fazer isso é através da modelagem, ou seja, copiando em partes a postura assumida pela pessoa ou símbolo que temos como referência.

Os super-heróis dos desenhos animados nos mostram bem como é a fisiologia de um vencedor. Coluna ereta, ombros alinhados, abdômen um pouco contraído, cabeça erguida, pernas levemente separadas. Faça um teste: coloque-se por 2 minutos na postura de um super-herói (pode ser da mulher maravilha ou do super-homem, ou do seu favorito). Depois observe como se sente e quais pensamentos passam pela sua cabeça, quais comportamentos expressa.

Um estudo utilizou um experimento semelhante com candidatos a uma vaga de emprego. Aqueles do grupo de amostragem que usaram uma fisiologia de sucesso por dois minutos, tiveram resultados significativamente melhores que os demais. Outro estudo mostrou que apresentadores de um programa de rádio se vestiam com traje de gala em suas apresentações. Só o fato de estarem melhores vestidos proporcionava a eles mais autoestima e melhor postura de voz.

O contrário também funciona. Uma postura deprimida traz pensamentos, emoções e consequentes comportamentos negativos, ou de baixos resultados. Experimente também. Durante cerca de 1 minuto, pense em algo muito triste que já lhe ocorreu e observe como seu corpo se posiciona. Lembre-se que você pode sair deste estado negativo em segundos mudando a fisiologia, que pode ser tão simples quanto se levantar erguer a cabeça e pensar em algo muito engraçado.

Tudo isso também está relacionado com a prática regular de exercícios físicos. A atividade física cuida não somente da saúde de seu corpo, mas também da qualidade de seus pensamentos, afetando sua vida como um todo.

Observe ao longo dessa semana a maneira como você se senta e se desloca, qual sua postura durante uma conversa com uma ou mais pessoas, quando está trabalhando e fazendo as refeições.

Utilize uma postura mais congruente com o que você deseja e observe os resultados em sua autoestima e relacionamentos.

Qual é a sua postura de vencedor?

Deixe uma resposta