Como saber o que outro está pensando se ele diz uma coisa e faz outra?

Tempo de leitura: 1

HiRes

A menos que você consiga desenvolver habilidades de telepatia, não é possível saber o que o outro está pensando exatamente. Contudo, a linguagem não-verbal é muito importante para identificar se existe alguma incongruência na comunicação de uma pessoa. Por exemplo, se alguém diz que quer ajudar mas está com os braços cruzados, carrancudo e não se move, é difícil imaginar que a pessoa quer “de fato” ajudar. Ou seja, a linguagem não-verbal ou corporal não é congruente com a linguagem verbal ou falada.

A entonação também é a mensagem mais forte de uma expressão falada. Cinismo é um exemplo clássico de dizer algo e pensar em algo contraditório.

Na psicologia, chamamos de pequenos equívocos de atos falhos: trocar o nome de uma pessoa por outra. Isso seria, teoricamente, o que o inconsciente está de fato querendo dizer e se sobrepõe ao consciente.

De forma geral, quando uma pessoa diz algo e faz outra coisa diferente o comportamento indica o que a pessoa realmente está pensando. E há algo muito mais profundo do que simplesmente uma incongruência na comunicação. Os valores da pessoa são representados pelos comportamentos e não pelo que a pessoa diz, muitas vezes apregoando aos quatro ventos (comportamento conhecido como hipocrisia). Por exemplo, se alguém diz que é um absurdo tomar bebidas alcoólicas mas está constantemente bêbado, logo se vê que os valores de “sobriedade e auto controle” são para inglês ver. Os verdadeiros valores seriam neste caso “satisfação e prazer”.

Boa comunicação a todos!

Deixe uma resposta