A que ponto o/a Coach pode influenciar a vida do/a Cliente?

Tempo de leitura: 2 minutos.

De maneira simples, ao ponto que o/a Coachee se permitir influenciar.communication3

Todos somos responsáveis pelo que criamos, provocamos ou permitimos em nossas vidas. Na parceria entre Coach e Coachee, existe uma responsabilidade compartilhada sobre o andamento do processo de Coaching. Obviamente, o/a Coach lidera as conversas, ferramentas e técnicas utilizadas, e como líder no processo, é o/a principal responsável por avaliar até onde o processo de mudança pode ir. Na vasta maioria das vezes, a resistência do/a Coachee à mudança é o que limita a velocidade a profundidade da mudança.

De qualquer forma, o/a Coach deve seguir uma norma ética, uma conduta de comportamento, respeitando o/a Coachee e entendendo até que ponto a influência é positiva, abrangente e aumenta possibilidades.

O processo de coaching sempre deve ampliar possibilidade e nunca restringir. É claro, que em todo o processo, o foco é essencial, e se faz importante olhar para uma direção uma vez que as metas foram definidas, colocando-se a energia nesse movimento.

Sempre lembrando que:

o/a Coach se especializou em maximizar o potencial do/a Coachee, em tira-lo/a da zona de conforto, desafiar, motivar, fornecer ferramentas, e em influenciar positivamente a mudança

o/a Coachee se comprometeu com o processo, em ser pontual, a efetuar as atividades que se propôs, a estar aberto/a a novas soluções, idéias, paradigmas, a trabalhar o que deve ser trabalhado

Já presenciei mudanças profundas em meus clientes. Todas essas mudanças são avaliadas ecologicamente: qual é o impacto no/a cliente, nas pessoas próximas e no mundo de forma geral (sociedade, planeta, etc). Nenhuma mudança acontece da noite para o dia, e toda mudança de maior impacto deve ser avaliada antes de ser implementada em questão de ganhos e perdas.

Deixe uma resposta